Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rev. Oswaldo Dias de Lacerda o primeiro pastor-efetivo da Igreja Presbiteriana de Dracena; pastoreou a igreja por nove anos.
















Rev. Oswaldo Dias de Lacerda de terno escuro ao centro, A direita de Lacerda o Rev. Efigênio Alves de Oliveira e a esquerda o Rev. Wilson Nobrega Lício. O mais votado, Presb. Ferreira na ponta esquerda de paletó claro e calça escura (O Presb. Antonio Ferreira da Silva foi proprietário da Loja Singer, onde é hoje a Casas Pernambucanas). Atrás de terno escuro e gravata clara o Diac. Natanael Bernadinho, o Presb. Barbosa no ombro direito de Lacerda. No ombro esquerdo de Lacerda o Presb. José de Sousa Lima. No ombro de Nobrega o Diac. Jovino Silveira Martins. A esquerda de Lacerda terno escuro o Presb. José Texeira de Lima no ombro dele o Diac. Daniel Alvarenga.


O Rev. Oswaldo Dias de Lacerda, pastor e missionário da Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil JMN/IPB. Veio para Dracena juntamente com sua esposa Dona Sunita e assumiu a liderança pastoral da Igreja Presbiteriana. Tinha as boas qualidades que se pode esperar de um pastor presbiteriano: Excelente conferencista, pregador eloqüente e profundo de sermões bíblicos. Diz-se dele que, fazia um sermão expositivo, com divisões bem claras utilizando uma qualidade de linguagem e de imagens e comparações ímpares. Manejava a Bíblia com rara facilidade e possuía uma memória privilegiada, a qual o possibilitava dispensar o esboço. Era um intelectual, foi professor universitário de língua e literatura. Falava fluentemente o inglês, o francês e o espanhol, e dominava o latim e o grego. Como pastor local era uma bênção. Ministrava nos Cultos e não faltava nas reuniões sociais e de aniversário, sempre acompanhado de sua família. E "como ria das críticas, das glosas e das piadas contadas especialmente pelo Barbosa!" (Ferreira, A. Herci, 2007).

Dona Sunita, esposa do Rev. Lacerda, e seus filhos eram educadíssimos, falavam baixinho, sem agressividade, e participavam de todas as atividades da Igreja. No site do Jornal regional, na página “Baú Fotográfico” (http://www.portalregional.net.br/bau-fotografico/?id=17190) temos a informação de sua presença e de sua família. Seus filhos foram Magali, Nathanael e o Nehemias Lima Lacerda. Magali com 7 anos foi vencedora do concurso Robustez Infantil do Xadrez Tênis Clube em 1966, fez teatrinho no Grupo João Vendramin em 1969 e foi a Rainha da Festa do Guaraná em 1972, promovida pelo Lions Clube local quando o presidente do Lions Clube de Dracena era o Dr. Arnon Henrique Tavares. Lacerda e sua família participaram ativamente da vida Dracenense. 

Tinha conversas amigáveis com os padres, um deles ele sempre tratava com muita intimidade, chamava-se padre Atanásio, a quem dizia “Sabe, Atanásio, a questão é que o caminho é Jesus, e não Maria ou outro santo qualquer!”. Questionado sobre a forma de tratar o papista, como um grande amigo, sem maiores formalidades, Lacerda respondeu. “Se ele pode chamar-me de Lacerda, eu também posso chamá-lo simplesmente de Atanásio!” Conta o Rev. Herci Antonio Ferreira  (http://www.quemtemsedevenha.com.br/um_simples_pastor.htm).

Nas reuniões dos concílios superiores da IPB, estava sempre entre os mais importantes líderes nacionais. Suas virtudes mais destacadas eram a inteligência, a perspicácia, o conhecimento bíblico e o compromisso com a verdade.
A Rainha Magali e uma vista da Igreja Presbiteriana, na Avenida Rui Barbosa na década de 60.

O Rev. Lacerda registrou o histórico do início da obra presbiteriana em Dracena e foi o primeiro pastor da igreja organizada em 25 de outubro de 1959. Conforme dissertou Angélica M. M. L. Garcia em sua pós-graduação em Teologia e História pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, Mackenzie, São Paulo: ele foi pastor em três ocasiões distintas, 1ª) de sua organização até 1964; 2ª) designado pela JMN, de 3 de março de 1968 até 9 de dezembro de 1971, com a saída do Rev. Delfino José Correia. A 3ª) substituindo o Rev. Floramante Dias Gonçalves de 11 de janeiro de 1973 a 23 dezembro do mesmo ano. Somando 9 anos de pastorado na igreja (GARCIA, 2009, p. 37). Garcia também registra a participação de Lacerda em Organizações Não Governamentais; na SOS: Serviços de Obras Sociais da qual foi presidente e ensinava o ofício de consertar rádio e televisão para crianças terem uma profissão (Ibid, p. 40), pois Lacerda  consertava rádios e televisores e teve muitos clientes em Dracena, também mantinha uma estação de rádio em sua casa. Naquele tempo a igreja colaborou com a campanha SOS Natal, promovida pelo Rotary Club de Dracena (1972); como neste ano a igreja colaborou com a Campanha do Agazalho 2011 deste clube de serviço. É citado também como presidente do Consórcio Municipal de Promoção Social (1971). Garcia cita a irmã Eunice Ferreira, membro desta igreja, que diz que, Lacerda requisitava a companhia de seu pai, Presb. Ferreira quando transportava doentes, cuidava das famílias dos meninos que buscava profissionalizar e administrava as construções (GARCIA, 2009, p. 41).

No final da década de 90 o Rev. Lacerda voltou a Igreja Presbiteriana de Dracena, honrando-a com a sua presença e divulgando a sua obra: A Nova Disposição de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma tradução do Novo Testamento da língua original grega, trabalho dedicado por décadas. Lacerda foi professor titular de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faleceu em Jacareí em 2008.Faleceu em Jacareí-SP em 2008. Honrou ao Senhor e o glorificou com sua vida, manifestou o nome do Senhor e nós o lembramos com ações de graças, para glória do nome de Jesus.

Rev. Anatote Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário