Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Igreja Presbiteriana comemora 52 anos de organização



A história da Igreja Presbiteriana de Dracena começou em 1943 quando o Rev. Oscar Chaves começou o trabalho missionário nas terras de Dracena; o campo missionário da Junta de Missões Nacionais – JMN, da Igreja Presbiteriana do Brasil era sediado em Lucélia; sua missão era realizada de Adamantina até o Rio Paraná. O Rev. Orlando Rosa em 1954 construiu na Rua Tomé de Souza o primeiro templo de madeira, onde hoje está construída a sede do Projeto Esperança e funciona o salão social da igreja.
Sobre sua liturgia e doutrinas “A igreja é confessante de um cristianismo puro e simples dos reformadores, dos pais da Igreja, dos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo” descreve o pastor da igreja atualmente: Rev. Anatote Lopes. Esta igreja firma sua identidade histórica como herdeira da Reforma Protestante do Século XVI e como uma igreja “Autentica, Reformada, Moderna e Transformadora” afirma o reverendo.
Os pioneiros desbravadores da Alta Paulista conheceram o trabalho dos presbíteros pioneiro nas terras de Dracena. Neste tempo Antônio Ferreira da Silva despontou como evangelizador, serviu no socorro aos necessitados e na educação cristã de crianças e adultos, cooperando com o Rev. Oswaldo Dias de Lacerda na administração, motivando irmãos presbiterianos a abraçarem a organização de uma igreja presbiteriana na cidade de Dracena.
Figuram na liderança pioneira quando da organização em 25 de outubro de 1959 o pastor Rev. Oswaldo Dias de Lacerda e os presbíteros Antonio Ferreira da Silva, o mais votado, seguido de José Teixeira de Lima, José de Souza Lima, José Barbosa e os diáconos Jovino Silveira Martins, Natanael Bernardino, Gentil Rother e Daniel Alvarenga, eleitos em assembléia presidida pelo Rev. Wilson Nobrega Lício na época presidente da JMN.
Em 52 anos de história muitos irmãos e irmãs que para aqui vinham aos cultos e ilustres dracenenses serviram ao Senhor nesta igreja, não sendo possível citar cada um e sua contribuição. No ano de 2003 a igreja concedeu o título de Presbítero Emérito aos presbíteros Levi Bravo Nogueira e José Barbosa; hoje honramos a presença das perseverantes irmãs pioneiras: Dirce Trevizan, Hermínia Rocha e Maria Eunice Ferreira (filha de Ferreira) e Terezinha (viúva de Levi).
Hoje o Conselho é composto pelo pastor, Rev. Anatote Lopes e os presbíteros Valter Corage, Marcelo Valcezi, Isaías Matana e Valdeci Leite. Os diáconos Edvaldo Boareto, José Carlos Rocha, José Paulo Rocha, Juraci Omodei Junior e Tiago de David.
A igreja é mantenedora da Associação Projeto Esperança, que cuida de crianças oferecendo educação cristã, alimentação, reforço escolar, esporte, artesanato, música e recreação, entre outras atividades faz 16 anos. Mantém frente missionária em Panorama, uma congregação com agenda igual a da igreja, e, em Junqueirópolis um ponto de pregação com atividades de educação cristã semanal e o culto quinzenal. Realiza Cantatas no Natal, na páscoa e no aniversário da igreja, pelo Ministério de Música, Coral e Sexteto local e pelas crianças do Projeto Esperança, no dia das mães, no aniversário do Projeto e no Natal. A pregação do Evangelho é a missão da igreja, seu propósito é a adoração. A Eucaristia é celebrada mensalmente.
Segundo o pastor “a igreja vive o desafio de manter o nome, a reputação e resguardar a história e a fé e perseverar na missão que o Senhor nos confiou para fazer na “Cidade Milagre””, complementa: “Temos dois nomes a zelar, o nome de Cristo e o nome de nossa Igreja. Todos os cristãos são chamados pelo nome de Cristo e devem viver o Evangelho e manifestar o Seu Nome por meio da obediência a todos os mandamentos, isto é pregar o amor e amar, pregar o perdão e perdoar, pregar a reconciliação e voltar atrás e reconciliar.” A igreja se reúne nos lares nas terças-feiras, para estudar a Bíblia nas quintas-feiras às 20 horas, no domingo às 9 horas e às 19 horas e 30 minutos, no templo na Av. Rui Barbosa, 1207, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário