O
Conselho aprovou o projeto: “Autentica, Reformada,
Moderna e Transformadora”, o qual empreende a construção de uma nova
mentalidade e de estratégias que correspondem às características anunciadas. Visa
o resgate da identidade reformada, da unidade do corpo de Cristo, crescimento
espiritual, tanto do coletivo, quanto de indivíduos (homens e mulheres cumpridores
de seus deveres individualmente crescendo). O crescimento numérico da igreja também é contemplado no projeto. Entendemos que o crescimento é natural à medida que mudamos
e nos tornamos maduros e reprodutivos, compondo uma igreja saudável. Um corpo
saudável naturalmente cresce, à medida que mantém a sua unidade na mesma visão,
identidade e orientações de ministério.
VISÃO, IDENTIDADE E ORIENTAÇÕES DE MINISTÉRIO
DRACENA – SP
Autêntica,
Reformada,
Moderna e
Transformadora.
Introdução
1.1. Neste momento histórico da igreja
de Dracena sua comunidade vive os desafios de fortalecer a sua unidade e a sua
identidade, e, ao mesmo tempo, desfrutar de um crescimento vigoroso: espiritual
e numérico. Para isso se faz necessário definir a sua missão, a sua visão e as
suas estratégias nesta proposta de trabalho. Proposta porque foi produzida a
partir do pouco conhecimento de sua história, da observação dos acontecimentos
do ano de 2010 e do testemunho de uns poucos irmãos que contribuíram para esse
primeiro passo em direção de uma proposta de orientação ministerial.
1.2. Será necessário que membros, lideres,
diáconos e presbíteros leiam, critiquem, verifiquem as referências bíblicas,
discutam e proponham mudanças de tal modo que, definamos um texto apropriado
para atender as urgências de orientações para a nossa comunidade rumo aos
propósitos de Deus que nos convocou para este serviço.
1.3. Depois dos acontecimentos que
marcaram profundamente a igreja, faz-se necessário colocar essas orientações
nas mãos de todos os membros, primeiramente, para que conheçam, estudem e
recebam cada principio; sentindo-se convocados para esta grande obra que Deus
está fazendo na Igreja Presbiteriana de Dracena e através dela vai fazer na
cidade de Dracena.
1.4. Diante dos desafios convocamos a
igreja para orar e olhar fielmente para a Palavra de Deus, para a nossa herança
histórica e reformada, para a nossa natureza missionária, lembrando da oração
do Senhor, “para que sejam um” (Jo 17.21), vivam e trabalhem em unidade, em
direção da concretização de uma visão que seja autentica reformada, moderna e
transformadora.
1.5. Nesta direção reiteramos que, são
indispensáveis e imprescindíveis nossa unidade em oração, a participação das
lideranças locais na execução do projeto da igreja, esforços, interação,
comunicação, pastoreio mútuo, apreciação de relatórios, reconhecimento público
dos esforços conjuntos e, privativamente de indivíduos, disponibilização de
recursos, avaliação de processo a fim de detectar falhas e corrigir em tempo
oportuno para que a caminhada continue enquanto avançamos, e também
aperfeiçoamos nossa visão e estratégia.
1.6. Este projeto pretende contribuir
com as orientações existentes para o trabalho do obreiro e das lideranças
locais da igreja para o ano prenunciado; priorizam-se os relacionamentos, ou
seja, o “Coração”, para posteriormente trabalhar doutrinas e organização, ou
seja, a “Mente”, e, posteriormente as realizações, ou seja, “as mãos”, em médio
prazo, alcançar metas e realizações; alcançaremos com a graça de Deus enquanto
trabalhamos corações e mentes, atendendo as necessidades e requisitos bíblicos
e constitucionais inerentes da natureza e da missão da igreja.
1.7. Paralelamente as atividades da
agenda fixa e as atividades do calendário eclesiástico, continuam-se as
práticas de evangelismo pessoal nas relações de amizade, testemunho pessoal na
sociedade, comunicação do evangelho por meio de palavras e de atitudes e do
convite aos amigos e parentes para ouvirem a Palavra de Deus no Culto
Dominical, nos encontros comunitários e eventos públicos da igreja para
estudar, cultuar e vivenciar a comunhão em Cristo (Jo 1.40-41).
1.8. Ainda se dedicará tempo para a
preparação de candidatos para serem admitidos ao rol de membros e de preparação
de membros para o exercício do oficialato (treinamento de liderança). Os
catecúmenos receberão o ensino doutrinário e preparatório para o batismo e a
profissão de fé preferencialmente na ED e nos Estudos Bíblicos, e, deverão
constar no caderno de matriculas da ED, mas, também poderão, em casos
especiais, receberem a instrução em horários agendados com o pastor.
1.9. Sempre que for oportuno, a igreja
utilizará recursos visuais. Em atividades eventuais do departamento infantil e
se utilizará teatro de fantoches e material didático que contribui para o
desenvolvimento de habilidades motoras e artísticas das crianças. Far-se-á
levantamento de dados estatísticos e socioeconômicos, os quais serão
encaminhados a Secretaria e descritos nos relatórios do Conselho e do Ministro
ao Presbitério. Os vocacionados ao Ministério Ordenado e as lideranças locais
farão exercícios práticos no Culto Dominical, na ED e nos lares, a medida do
desenvolvimento de suas habilidades.
Quem somos? Por que estamos aqui? Como fazer diferença?
Identidade
reformada: Igreja autêntica
Autêntica
2.1. É Autentica, porque ensina o
conhecimento de si mesmo, o reconhecimento da condição em que se encontram
todos os seres humanos, mesmo os eleitos, logo, assume “quem é o homem” (Sl
8.4) e estimula uma noção verdadeira de “quem é Deus” (Jo 4.24), este
conhecimento de Deus e de nós mesmo é necessário para o culto autentico em
espírito e em verdade e uma vida sem hipocrisia, refletindo a Aliança da Graça
pela qual o Deus Misericordioso e boníssimo recebe e abençoa homens pecadores
pela mediação do Senhor Jesus Cristo (Jo 4.22-24). Não tem a arrogância de ser
a exclusiva propriedade de Cristo, nem de ser a proprietária de Deus e dos
meios de graça. É autentica na adoração: não apenas sincera, mas também
bíblica, a partir da doutrina correta de Deus e do homem. O sentimento de que
todos os homens são igualmente pecadores (Rm 3.23) e carentes da graça e
misericórdia de Deus nos une em amor e pastoreio mútuo (Gl 6.2; I Pe 4.10).
Quanto à autenticidade desta igreja é importante destacar as motivações de seu
surgimento, como fruto do labor missionário e tendo em vista unicamente a
glória do Único Deus Verdadeiro e Digno, diante do cumprimento de profecias do
surgimento de falsos profetas e proliferação de falsas doutrinas. Quanto ao seu
futuro, será preservada pelo seu Senhor em sua missão e natureza até a volta do
senhor Jesus Cristo em sua
Glória.
Reformada
2.2. É Reformada, ou seja, aceita a
identidade com a Reforma da Igreja ocorrida no Século XVI, aceita como bíblicos
os ensinamentos dos reformadores e adota o moto da Reforma: “Ecclesia Reformata
et Semper Reformanda Est” (igreja reformada sempre se reformando) e suas
marcas: “Sola
Scriptura, Sola Fides, Solus Christus, Sola Gratia, Soli Deo Gloria”. A
Igreja Presbiteriana de Dracena aceita o desafio de tornar vivas para a sua
geração e para as novas gerações, as mesmas verdades bíblicas resgatadas pelos
reformadores em seu próprio tempo, exercendo um serviço fiel, arrojado,
dinâmico e impactante, sem aceitar doutrinas e métodos que firam os ensinos da
Escritura, os padrões de fé da IPB, seus Princípios de Liturgia, sua
eclesiologia, e as decisões do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do
Brasil.
Moderna
2.3. É Moderna sem deixar de ser
bíblica e atual sem deixar de ser tradicional. Ao se dizer Moderna a Igreja
Presbiteriana de Dracena reafirma seu compromisso com a autoridade das
Escrituras do Velho e Novo Testamentos como Palavra de Deus inerrante,
infalível, e suficiente, única regra de fé e prática; não abre mão da tradição
histórica da igreja desde os tempos apostólicos e reafirma a superioridade bíblica
sobre todas as culturas, filosofias, escritos, experiências e documentos
humanos pertencentes a esta tradição, pois ainda que sejam úteis para o
conhecimento e compreensão de nossa origem, auxílio para reflexões teológicas,
interessantes para refletir os passos atuais e o destino da Igreja hoje, a
Bíblia continuará sendo atual, suficiente e indispensável e estará sempre acima
de quaisquer tradições e novidades.
2.4. Ao se dizer moderna, considera
cuidadosamente os “modismos” (Ec 1.9-10), programa mudanças considerando-as à
luz das Escrituras, valoriza o passado sem idolatrá-lo; sem remover as antigas
marcas a Igreja Presbiteriana de Dracena é uma igreja que inova, faz uso de
recursos modernos áudios-visuais, canções evangélicas contemporânea sem abandonar
a hinódia tradicional, o canto congregacional e o canto de coro de vozes. Forma
um ambiente moderno e tradicional ao mesmo tempo, como está escrito em Mateus
13.52 “Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é
semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas
velhas.”
2.5. A Igreja Presbiteriana de Dracena
entende que o culto deve ser fervoroso, com adaptações aos meios modernos e
criativos de participação e também de comunicação da Palavra de Deus, desde que
a pregação seja fiel e poderosa, os cantos congregacionais de todo coração, as
orações sinceras, as participações edificantes, as palavras dos participantes
sempre consistentes, os músicos instrumentistas sejam consagrados,
interessados, santificados e estimuladores à adoração e a santificação (Sl 100;
149; 150), cada geração deve adorar a Deus com os meios lícitos que dispuserem
sem desprezo pelas formas que a antecederam. Não esquece que um ambiente mais
identificado com o entretenimento do que com a adoração perde os limites, haja
vista que tende a acatar práticas mundanas (carnais), idólatras e não raro
sensuais. Considera que um culto dirigido pelo Espírito Santo sempre será
consistente com as Escrituras e submisso as orientações ministeriais.
Transformadora
2.6. É Transformadora pela ação
soberana do Espírito Santo agindo nos corações e nas mentes dos membros
individualmente. Se o culto e vivência comunitária da igreja forem ricamente
abastecidos da Palavra de Deus certamente a Sua Palavra não voltará vazia (Is
55.11), mas cumprirá o seu propósito. Todos os ouvintes da Palavra devem ser
também praticantes da Palavra. Por isso, os relacionamentos intrínsecos da
comunidade que persevera no amor, no perdão e na unidade são relacionamentos saudáveis
e transformadores.
2.7. O culto transformador é racional
(Rm 12.1-2). É prestado com ordem e decência em um contexto de percepção solene
de amor, santidade e majestade de Deus. Junto com a exultação, há lugar para o
silêncio e para a meditação, a fim de que o coração encontre arrependimento e
purificação, e a Palavra proclamada do evangelho nos oriente. Afinal, a Igreja
Presbiteriana de Dracena conclama suas lideranças e seus membros através do
ensino bíblico e da pregação ao cumprimento da missão, a recepção dos
sacramentos como meios de graça, a vida disciplinada e equilibrada, sincera e
piedosa, caracterizada pela moderação, pela vivencia da comunhão, do
acolhimento dos caídos e da prática do mútuo pastoreio.
2.8. O novo homem transformado visa
aprendizado e ensino para uma vida na Graça de obediência a Palavra de Deus. É
chamado para ser sal da terra e luz do mundo, a viver de maneira relevante como
consciência profética da sociedade, na pratica dos dons espirituais e no
suprimento eficaz das necessidades da comunidade. Tornam-se cada membro da
igreja, não apenas homens e mulheres transformadas, mas gente sincera que
reconhece suas próprias faltas e a necessidade uns dos outros como agentes de
transformação, que começam com a oração: “a começar em mim” (Vencedores por
Cristo).
O Crescimento
Espiritual dos Indivíduos.
3 Não cremos na possibilidade de
quaisquer outros meios de graças disponíveis e necessários substituírem a
Palavra e os Sacramentos indispensáveis e ministrados no Culto Dominical,
comunitário, em local e horário providencialmente estabelecido pela Igreja
visível.
3.1. O culto deve ser contínuo, mas o
tempo reservado com exclusividade deve ser um dia em sete, será para sempre o
sábado cristão ou Dia do Senhor: o Domingo.
3.2. O culto pode ser individual ou
comunitário. Para o culto individual a igreja orienta e recomenda
constitucionalmente o culto doméstico, ou seja, exercícios devocionais que
incluam a leitura, a reflexão ou meditação nas passagens bíblicas e a prática
da oração, que pode ser de adoração, confissão, petição, interseção,
contemplação e de ação de graças, ou contendo elementos de todas elas.
3.3. A Bíblia poderá ser lida toda em
um ano, quando lidos aproximadamente dois capítulos por dia; o Boletim
Dominical fornecerá para auxílio do leitor das Escrituras um programa diário de
leitura. A leitura devocional é intelectual e espiritual, dever ser feita com
oração e meditação. Poderá ser utilizado também um lecionário que siga a ordem
lógica e cronológica dos eventos bíblicos da história da Salvação (Natal,
Páscoa, Ascensão e Pentecostes); poderá também ser utilizada a leitura na ordem
cronológica da datação dos textos bíblicos e na ordem em que se encontram nas
versões bíblicas em uso na igreja evangélica brasileira.
3.4. O apoio pastoral aos membros será
disponibilizado nas visitações, nos aconselhamentos domésticos e no gabinete
pastoral, na assistência espiritual onde se fizer necessária ou for requisitada
a presença do pastor.
3.5. OBJETIVOS GERAIS – O crescimento
espiritual ou qualitativo de toda igreja, com a consolidação da membresia e de
lideranças com identidade reformada, presbiteriana e comprometida com o único
Senhor da Igreja, as quais não se deixam seduzir pelo personalismo ministerial,
nem são levados por ventos de doutrina, filosofias humanas, movimentos
religiosos, modismos evangelicais, liberalismos morais e teológicos ou
espiritualismos e prodígios e sinais espetaculares.
3.6. Reavivar a espiritualidade bíblica
e resgatar uma espiritualidade histórica e reformada, revigorar o testemunho
cristão na sociedade, a santificação e a intrepidez na proclamação evangélica;
uma fé dinâmica e viva, operosa, crescer a participação dos membros, o
entusiasmo do corpo docente, a espiritualidade e santidade dos músicos, tudo
isso para uma comunidade mais fervorosa, participativa e comprometida.
3.7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Os objetivos
foram apresentados em um quadro
relacionados com uma perspectiva da realidade quando da apresentação deste
projeto ao Conselho, a realidade atual não possibilitou a definição de metas
para o trabalho.
Enunciado do Objetivo:
1. O crescimento espiritual verificado
nos índices de freqüência média.
2. Crescimento espiritual verificado no
testemunho quanto à prática da oração e leitura bíblica.
3. Crescimento do voluntariado e de
vocações.
4. Alegria na comunhão e entusiasmo em
relação ao futuro da IPDracena. Metas ou Resultados Esperados.
Quantitativos:
1. Chegar aos índices máximos da
membresia sempre presente nas atividades de serviço Cristão e Culto.
2. Crescimento do desejo de aprendizado
verificado no índice de freqüência média nas reuniões de Estudos Bíblicos e na
ED.
3. Crescimento da equipes de trabalho e
do voluntariado.
4. Crescimento da freqüência e declarações
públicas de esperança.
Qualitativos:
1. O crescimento da freqüência media
nos Cultos Dominicais.
2. O Crescimento espiritual é
verificado no testemunho quanto a pratica da oração, leitura bíblica e boas
obras.
3. Testemunho da igreja quanto ao
compromisso, maturação espiritual.
4. Crescimento da alegria de cultuar e
Maior engajamento de todos os crentes na proclamação evangélica.
Resumo das Atividades Principais:
1. Pastorais, ensino. Visitação,
reuniões nos lares, EBF e acampamento.
2. Pastorais de ensino, estatística com
perguntas relacionadas aos hábitos e exercícios espirituais de serviço cristão,
jejum, oração e leitura bíblica.
3.Pastorais, ensino, treinamentos e
tutoria espiritual.
4. Pesquisa, estatística e audiência
informal e formal. Período de 2011/2012.
O Crescimento Espiritual da Igreja.
4 O programa de crescimento espiritual
para a igreja local inclui o crescimento pessoal dos indivíduos, mas encontra
na comunidade reunida o seu ponto alto. Na ED e no Sermão Dominical em Culto Público onde
se desenvolverá um tema relevante e oportuno para toda a comunidade. Na dependência do Espírito Santo.
5 O crescimento espiritual dos
indivíduos e da igreja, acompanham o almejado crescimento numérico da
membresia, e tem maior importância, pois acreditamos que a qualidade não está
divorciada da quantidade, e, uma comunidade viva embasada no conhecimento rico
das Escrituras e de seus interpretes fieis da tradição histórica e reformada,
e, no poder de Deus gerará discípulos maduros e reprodutivos para pregar o
evangelho no poder do Espírito Santo.
5.1. Ora, é Deus quem dá o crescimento,
mas antes está conosco a semente e a missão de sair e fazer a semeadura, por
meio de nossas metodologias ou estratégias, quais sejam:
1. Grupos familiares;
2. Divulgação institucional;
3. Evangelização;
4. Adesão de todos;
5. Apoio aos projetos;
6. Integração e inserção;
7. Pescaria de homens;
8. Projeto memória;
9. Projeto Jovem e Adolescente
Missionário;
10. Inserção social.
O Crescimento
Espiritual e da Unidade da Família.
6 Promover O Ensino Cristão para a
Família Cristã, por meio de Palestras, debates, dinâmicas domésticas e em
encontros para:
6.1. Promover mais conhecimento e
dialogo entre pais e filhos: questionários para os pais responderem e
questionários para os filhos responderem que provocarão um dialogo amistoso
entre pais e filhos.
6.2. Cursos para pais.
6.3. Cursos para filhos.
6.4. Encontros de Casais.
6.5. Cursos e conferências para casais.
6.6. Células de casais.
6.7. Aconselhamento familiar.
6.8. Intercâmbio familiar.
Conclusão
7.
Pretende-se
orientar o planejamento anual das atividades e agregar à liturgia os temas para
fortalecer a unidade da igreja espiritualmente e construir relacionamentos
saudáveis e transformadores. O Tema: (por exemplo: “A Unidade em Cristo”)
abordado nas atividades espirituais, mesmo educativas e recreativas.
7.1. Os objetivos específicos serão
identificados e anunciados no boletim dominical e outros impressos
publicitários e evangelísticos da igreja como, por exemplo: Fortalecer a
unidade da igreja, crescer espiritualmente e construir relacionamentos
saudáveis e transformadores; estarão relacionados com as atividades do
planejamento anual, tratando-se do propósito da atividade, relacionando-se com
a natureza e missão da Igreja.
7.2. O objetivo deste projeto é
programar a manutenção de boas metodologias e inserção de novas metodologias,
certos de que fazendo sempre as mesmas coisas alcançaremos sempre os mesmos
resultados, logo, é necessário fazer diferente para alcançarmos diferentes
resultados, fazer mais para alcançarmos mais resultados, comprometidos com o
mesmo evangelho fiel em seu conteúdo bíblico conforme a interpretação daqueles
padrões de Westminster adotados como, a Confissão da Igreja Presbiteriana do
Brasil, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo. Nosso objetivo geral poderia ser
resumido no nosso desejo de, com a graça de Deus crescer qualitativamente e
quantitativamente.
Avaliação de
Processo
8
Este
projeto será submetido a apreciação da comunidade de fé que congrega na Igreja
Presbiteriana de Dracena afim de que receba a contribuição preciosa de irmãos e
irmãs para o sua formulação e seu sucesso; submete-se a uma permanente
avaliação de processo que, possibilitará adições, exclusões, alterações e
adequações em suas partes, desde que não sejam contrárias às Escrituras
Sagradas, nossa constituição e símbolos de fé.
10.1. Serão realizados, em tempo
oportuno, sensos e pesquisas com perguntas elaboradas previamente, com o
objetivo de detectar falhas durante a aplicação do projeto.
10.2. Os pesquisados serão submetidos à
entrevista em visita oficial com clima informal, e responderão perguntas, suas
respostas somarão aos dados para a avaliação do processo, dos resultados e do
impacto obtido com as atividades desenvolvidas.
Avaliação dos
Resultados e do impacto
11
Em
seguida se processarão a analise dos dados obtidos e a avaliação dos
resultados. E a elaboração de propostas ou resoluções que visem orientar o
trabalho.
11.1 Detectadas eventuais falhas, ou
impactos negativos o Conselho ou o pastor-efetivo poderá propor ou orientar
medidas ou tomar resoluções que, alterem o proposto neste projeto. Na agenda
Semanal do Pastor e Anual da Igreja.
(Extrato da Ata 508 de 9 de abril de
2011: “Decide-se dar conhecimento a igreja do documento transcrito e de seus
anexos aprovados”)
Ide e cresça Igreja Presbiteriana de
Dracena “edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito
Santo” (At 9.31).
Dracena – SP, 25 de julho de 2011.
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